22 de ago de 2014

Proibido o aplicativo Secret no Brasil?

Censura, sensacionalismo, abuso de poder, vão dizer até que os poderosos não querem que a verdade seja dita. Talvez seja tudo isso mesmo, mas pessoas que sabem se expressar, digo com educação, respeito e bom senso, não precisam de anonimato. Talvez seja esse o motivo de um aplicativo como o Secret sofrer represarias no Brasil.
Segundo o G1 (por Paulo Figueiredo Para o TechTudo, no dia 21/08/14)”Um juíz do Espírito Santo determinou, na última terça-feira (19), a retirada do Secret das lojas AppStore e GooglePlay e Cryptic (genérico do app) da Windows Phone Store. Além disso, ordenou que as fabricantes Apple, Google e Microsoft deletem o app individualmente de cada celular em que está instalado.” Segundo o site de notícias “ o estopim do conflito foi a entrada de mensagens difamatórias incentivando o chamado "cyberbullying", e tirando proveito das facilidades oferecidas pelo anonimato da rede para ofender e expor outras pessoas.
E não adianta ficar chateado com a notícia pois afinal qualquer que seja ameaçado, difamado ou que tenha sua privacidade invadida vai querer se defender.
Poder manifestar uma ideia ou uma opinião anonimamente é uma oportunidade que estamos perdendo por falta de saber como utilizar. Ainda confundimos internet e virtualidade com irrealidade. Poucos ainda têm a consciência de que atitudes ruins, ou até mesmo crimes, são ruins dentro ou fora da rede. Ainda têm muita gente tentando se proteger por traz da rede para fazer ou dizer o que não pode pessoalmente. Ameaçar ou ofender alguém não é uma expressão, mas um crime que tem diversas causas e consequências e entre elas estão a fala de educação e a perda da liberdade.
Quantos sites e blogs promovem enquetes diversas? Quantos jornalistas apresentam suas ideias e criticas sobre as notícias apresentadas por eles ou não? Quantos blogueiros e internautas descrevem suas opiniões e muitas vezes fazem denúncias? Quantas dessas pessoas precisou se valer do anonimato para ameaçar, caluniar ou difamar alguém?
O anonimato é importante e útil em muitas questões. Pode ser utilizado para combater a corrupção e denunciar crimes, irregularidades administrativas ou políticas, como acontece em diversos disques denúncias e ouvidorias. Agora faço uma última pergunta: alguém utilizou o anonimato do Secret ou de qualquer outra ferramenta para denunciar um corrupto?
Expressão é diferente de agressão. Opinião não precisa de palavrão e denunciar não é ameaçar. Temos muito que aprender sobre liberdade antes de sermos realmente livres. Talvez até fosse preciso ocultar minha identidade para dizer, tão trisque que é, que ainda não estamos prontos para o anonimato.

Nenhum comentário: